sábado, 15 de abril de 2006

Kung Fu Futebol Clube: uma ótima comédia que alia artes marciais e futebol.

"Kung Fu Futebol Clube" (Shaolin Soccer, Hong Kong, 2001) do diretor Stephen Chow é um daqueles filmes que seria impossível não rir do começo ao fim. Ele satiriza os efeitos especiais do filme "Matriz" ao extremo, e até faz alusão de uma cena de "Jurassic Park" (o impacto das vibrações num copo d'água).

A sua história é bem simples: um time de futebol é formado por mestres do Kung Fu através de um técnico decadente e de um mendigo (Stephen Chow), com o objetivo de ganhar um campeonato local. E para chegar até o fim do campeonato, eles terão que enfrentar o temível "time do mal".

Eu tinha visto uma vez um pedacinho desse filme no Pay-per-view da DirectTV e achei muito engraçado. E agora há pouco tive a oportunidade de assistir a ele no canal 535, da Cinemax. E apesar de ser um filme simples - e até ingênuo - é muito criativo ao aliar artes marciais numa partida de futebol. E é até cativante o romance tímido da moça dos pães doces com o mendigo-jogador-lutador de kung fu.

Não quero estragar a expectativa daqueles que ainda não viram o filme, portanto, vou apenas dizer que é muito divertido se você não levá-lo muito a sério. E apenas para dar um tempero a mais, ele bateu recordes de bilheteria na Ásia, segundo o site Uol Cinema.

É uma pena que houve desleixo na distribuição da fita em DVD aqui no Brasil, pois foram cortados 30 minutos. Mas mesmo assim, valerá uma espiada.

E graças ao sucesso desse filme, o diretor chinês se consagrou internacionalmente com "Kung-fusão" (Gong Fu, China, 2004). Eu ainda não o vi, mas fiquei muito curioso e um dia vou vê-lo, pois os filmes chineses estão ganhando destaques depois dos filmes incríveis como "Herói", "O Clã das Adagas Voadoras" e, é claro, do "Tigre e o Dragão".

Em suma, assistir ao filme "Kung Fu Futebol Clube" seria como ver uma "partida de futebol + artes marciais + efeitos especiais" tudo junto. E aliado a ele, umas boas risadas também.

Nenhum comentário: