sábado, 1 de abril de 2006

Eu recomendo o filme "O Plano Perfeito" de Spike Lee.

Ontem, eu e minha esposa assistimos ao filme de Spike Lee "O Plano Perfeito" no cinema. E como era de se esperar desse grande diretor negro, houve críticas raciais, porém com uma pitada de ironias inteligentes.

E não somente sobre o atrito entre negros e brancos, mas também sobre os povos do Oriente Médio (um indiano é confundido com um árabe), latinos ("chicanos"), e habitantes da Europa Oriental ("armênio" e "albanês" não são a mesma coisa).

Spike Lee não conta somente mais um episódio de assalto a banco. E apesar de ser um filme comercial, ele reinventa este tema tão batido "salpicando para o público" uma trama tão ousada quanto inteligente.

Segundo o crítico Pablo Villaça, do site Cinema em Cena, o filme é intrigante e tenso, porém é prejudicado pela sua trama: se o conteúdo da caixa-forte é tão embaraçoso, por que o banqueiro (Christopher Plummer) o mantém intacto, ao invés de destruí-lo? Mas apesar de alguns erros, Pablo elogia esse trabalho inteligente do diretor.

Por outro lado, segundo o crítico Celso Sabadin, do site Cineclick, Spike Lee amadureceu bastante e está cada vez melhor, assim como Pedro Almodóvar e Woody Allen. E para quem quiser ver uma boa história de mocinho e bandido, será uma ótima opção.

Apesar das controvérsias dos críticos, será um filme memorável. E se Spike Lee conseguiu deixar a sua marca de novo, realmente foi mais um "Plano Perfeito" desse célebre diretor.


P.S.: Apenas para constar (caso alguém não saiba), um filme "forte" de Spike Lee conhecido pelo público é "Malcom X". Este filme faz uma ideologia oposta à Martin Luther King, ou seja, Malcom X defende a segregação racial entre brancos e negros com apoio à luta armada (caso seja necessário). No início desse filme, uma bandeira americana pega fogo e se transforma numa grande letra "X". Imagine a bomba... e suas repercussões durante todo esse filme.

Um comentário:

Davi "El Brujo" disse...

Cara! Já havia assistido o "Malcolm X" e adorei, valeu a dica e com certeza assistirei ao "Plano Perfeito", Spike Lee já é "Cult" aqui na região de Tatuí e Piracicaba. Um grande abraço, a você e sua esposa.